quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Cotas Para Que?

Quando o projeto de lei do sistema de cotas foi aprovado no Brasil, muitos estudantes acharam uma grande vitória para os negros, indígenas e alunos de baixa renda.Mas para um pouquinho e pensa comigo: Será que essa lei foi realmente uma vitória para TODOS os estudantes?
No meu ponto de vista, isso não foi uma vitória para o ensino público, e sim uma forma de camuflar a vergonha que se encontra a educação pública.

O sistema de cotas é uma forma de o governo dizer: “O negro e o indígena não tem condição de concorrer a uma vaga com os outros tipos de etnias.” Ou “os alunos do ensino público não tem capacidade para concorrer a uma vaga com um aluno do ensino privado.”.

Após ler a última frase, muitos pensarão: “Ah, mas um aluno de escola pública não tem como concorrer com um de escola particular. O ensino da escola particular é muito melhor.” E é exatamente nisto que eu quero que você pense.Por que não igualar o nível do ensino público com o nível do ensino particular em vez de inventar um sistema de cotas? Porque é muito mais fácil e muito mais barato para o governo camuflar o problema da educação pública.
Se o governo realmente quisesse colocar os jovens ”beneficiados” por esse sistema no Ensino Federal, ele investiria mais na qualidade da educação do Ensino Fundamental e do Ensino Médio das escolas públicas.Se o governo aumentar o padrão de ensino desses jovens, eles conseguirão concorrer de igual para igual com um jovem de escola particular, e ai sim terão muito mais possibilidades para entrar na rede Federal de ensino. Assim o governo dará um grande passo para melhorar a educação pública no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário