ADMINISTRAÇÃO: A PROFISSÃO DE QUEM NÃO SABE O QUE FAZER. SERÁ QUE É ISSO MESMO?
Provavelmente
você já deve ter ouvido essa afirmação bem mais de uma vez. Sempre que algum
grupo está discutindo sobre profissões, o que deseja cursar e tals, escutamos
alguém falar isso. É engraçado como uma profissão de grande importância é tão
desvalorizada dentro do Brasil.
Agora
queria usar a pequena parte de um artigo escrito por Stephen Kanitz.
“Por que os Estados Unidos é o país mais bem-sucedido do mundo? Porque é um país que resolveu o problema da miséria e da estagnação econômica, ao contrário do Brasil? O segredo americano, e que você jamais encontrará em nenhum livro de economia, é que os Estados Unidos da América do Norte é um país bem administrado, um país administrado por profissionais. Dezenove por cento dos graduados de universidades americanas são formados em administração. Administração é a profissão mais freqüente e, portanto, a que dá o tom ao resto da nação. Infelizmente, o Brasil nunca foi bem administrado. Sempre fomos administrados por profissionais de outras áreas, desde nossas empresas até o governo. Até recentemente, tínhamos somente quatro cursos de pós-graduação em administração, um absurdo!”
Hoje em
dia o Brasil é o terceiro país com mais cursos em Administração, ficando apenas
atrás dos Estados Unidos e da Índia. Administração já é hoje a profissão mais
freqüente deste país, com 18% dos formandos. Antes, nossos gênios escolhiam
medicina, direito e engenharia. Agora escolhem medicina, administração e direito,
nessa ordem. Há dez anos tínhamos apenas 200.000 administradores, e só 5% das
empresas contavam com um profissional para tocá-las. O resto era dirigido por
"empresários" que aprendiam administração no tapa. Por isso, até hoje
50% das empresas brasileiras quebram nosdois primeiros anos e metade de nosso
capital inicial vira pó.
Mas alguns
de vocês deve se perguntar: Mas o que faz um administrador de
empresas?
Dentro da
administração, são os administradores os profissionais que organizam, planejam,
comandam e controlam o uso de recursos financeiros, físicos, tecnológicos e
humanos das empresas, dentre outros, buscando através das pessoas, soluções
para todo tipo de problema administrativo.
Criam
métodos, planejam atividades, organizam o funcionamento de vários setores da empresa,
calculam despesas e garantem a perfeita circulação de informações e
orientações. Quando falamos em circulação de informações, cercamo-nos de todos
os cuidados necessários para que a informação chegue até o seu destinatário, da
forma mais clara e legível possível. São inúmeros os casos de transtornos
causados por informações com dupla interpretação.
Estudos
sobre relacionamento, perfeita adequação da mão de obra, gastos que espelhem o uso
adequado da eficiência com consequente aumento de produção, são tarefas do
administrador.
A formação em administrador, faz dele o
profissional que pode trabalhar em diversas áreas das empresas tais como,
material, marketing, produção, organização e métodos, recursos humanos,
administração e financeira, dentre outras. Sua evolução dentro das empresas,
deve abranger vários áreas e etapas, podendo trabalhar como analistas, exercer
chefias intermediárias, gerência, coordenação, direção superior, atuar em pesquisa
e planejamento, assessoria e consultoria.
O administrador
é uma espécie de coringa no mundo de negócios - profissional requisitado pela
maioria das empresas, públicas ou privadas, para atuar nas mais diversas áreas.
Nenhuma
grande organização funciona sem um administrador. A função é imprescindível, já
que ele é responsável por criar meios para que uma empresa atinja os objetivos propostos,
independentemente da área.
Assim como
a administração é o todo, e a organização é uma das partes, a visão do administrador
também é do todo, e não apenas das partes, mesmo que esteja relacionado especificamente
a uma área. Empresas pequenas, médias ou de grande porte, nacionais ou multinacionais,
constituem o mercado em potencial, onde podem trabalhar nos mais diversos setores.
Na parte
de auditoria, acompanha exames periciais de toda a parte contábil das empresas,
incluindo balanços, estoques e caixa. Se o ramo escolhido for comércio
exterior, o administrador cuida da parte de exportação e importação da empresa,
bem como suas relações com organizações internacionais. Na área de
controladoria, gerencia a aplicação de orçamentos e analisa de perto o controle
de custos.
O setor de
recursos humanos também costuma buscar profissionais de administração para atuarem
na seleção, capacitação e treinamento de pessoal. Pode exercer atividades de
contratação de funcionários, coordenação de planos de cargos e salários e
implantação de programas de benefícios e serviços concedidos pela empresa, por
exemplo. Geralmente, as organizações preferem o administrador com
especialização em RH para atuar na área.
E para
quem se interessa por gerenciamento de empresas de convênio de saúde, clínicas,
prontos-socorros e hospitais, trata-se de uma área que também requisita, com frequência,
profissionais de administração.
Mas a
verdade é que o sucesso de um administrador na vida profissional não está
inteiramente relacionado àquilo que lhe foi ensinado, ao seu brilhantismo
acadêmico ou ao seu interesse pessoal em praticar o que aprendeu nas escolas.
Esses aspectos são importantes, porém estão condicionados a características de
personalidade, ao modo pessoal de agir de cada um. O conhecimento tecnológico
da Administração é importantíssimo, básico e indispensável, mas depende, sobretudo,
da personalidade e do modo de agir do administrador, ou seja, de suas
habilidades.
Há um
tempo atrás estive lendo uma artigo, onde dizia que em um concurso para Administração,
havia profissionais de todas as áreas participando do processo. Só que resumindo o que mais me chamou atenção
foi a seguinte colocação da escritora do artigo para esses candidatos. “Vocês
gostariam de ser atendidos por um médico veterinário ?” A resposta claro que
seria que não, que tem que ser atendida por um médico formado mesmo por está se
tratando de vida. Então a resposta da escritora
foi a seguinte, então da mesma maneira é a Administração é ela que cuida
da vida das empresas, então deve ser exercida por um profissional formado
nisso.
A verdade
é que a grande maioria das pessoas pensa que administrar algo é fácil, mas
quando pega o vamos ver do processo, ver que não é fácil e acabam vendo da pior
maneira o quão é difícil.
Mas agora
depois disso tudo eu faço a pergunta para finalizar:
Será que a Administração é realmente a profissão de quem não
sabe o que fazer?
Gostei, devemos nos unir para mudar esse quadro de estagnação.
ResponderExcluirConcordo plenamente.
ExcluirJá ouvi alguns amigos falarem da administração com um certo desprezo, até mesmo um professor de um curso de logística, o mesmo formado em economia, mais nenhum desses comentários me fizeram mudar de idéia quanto a carreira que quero seguir, quero ser um ADMINISTRADOR.
ResponderExcluirJá ouvi alguns amigos falarem da administração com um certo desprezo, até mesmo um professor de um curso de logística, o mesmo formado em economia, mais nenhum desses comentários me fizeram mudar de idéia quanto a carreira que quero seguir, quero ser um ADMINISTRADOR.
ResponderExcluirUm dos artigos mais lúcidos que achei até agora se tratando de blog. Parabéns! Sempre digo, que administração, como qualquer outro curso de graduação, o estudante precisa gostar do curso. Um estudante de administração precisa no mínimo simpatizar pelo mundo empresarial, porque é isso que o curso ensina: o estudo das empresas. Se um estudante de medicina precisa gostar de lidar com vidas e com a saúde das pessoas (físicas), um estudante de administração, também precisa gostar de lidar com a gestão de uma empresa e com a saúde da pessoa jurídica que é a empresa.
ResponderExcluirE completando: Administração é para quem SABE MUITO BEM O QUE QUER! ;)
O curso é bom o que acontece é a mentalidade dos empresários em colocar pessoas de outras áreas tirando do administrador o seu espaço de liderança, já vir até matemático sendo gestor
ResponderExcluir