sábado, 10 de agosto de 2013

ADMINISTRAÇÃO: A PROFISSÃO DE QUEM NÃO SABE O QUE FAZER. SERÁ QUE É ISSO MESMO?

ADMINISTRAÇÃO: A PROFISSÃO DE QUEM NÃO SABE O QUE FAZER. SERÁ QUE É ISSO MESMO?

Provavelmente você já deve ter ouvido essa afirmação bem mais de uma vez. Sempre que algum grupo está discutindo sobre profissões, o que deseja cursar e tals, escutamos alguém falar isso. É engraçado como uma profissão de grande importância é tão desvalorizada dentro do Brasil.




Agora queria usar a pequena parte de um artigo escrito por Stephen Kanitz.

“Por que os Estados Unidos é o país mais bem-sucedido do mundo? Porque é um país que resolveu o problema da miséria e da estagnação econômica, ao contrário do Brasil? O segredo americano, e que você jamais encontrará em nenhum livro de economia, é que os Estados Unidos da América do Norte é um país bem administrado, um país administrado por profissionais. Dezenove por cento dos graduados de universidades americanas são formados em administração. Administração é a profissão mais freqüente e, portanto, a que dá o tom ao resto da nação. Infelizmente, o Brasil nunca foi bem administrado. Sempre fomos administrados por profissionais de outras áreas, desde nossas empresas até o governo. Até recentemente, tínhamos somente quatro cursos de pós-graduação em administração, um absurdo!”



Hoje em dia o Brasil é o terceiro país com mais cursos em Administração, ficando apenas atrás dos Estados Unidos e da Índia. Administração já é hoje a profissão mais freqüente deste país, com 18% dos formandos. Antes, nossos gênios escolhiam medicina, direito e engenharia. Agora escolhem medicina, administração e direito, nessa ordem. Há dez anos tínhamos apenas 200.000 administradores, e só 5% das empresas contavam com um profissional para tocá-las. O resto era dirigido por "empresários" que aprendiam administração no tapa. Por isso, até hoje 50% das empresas brasileiras quebram nosdois primeiros anos e metade de nosso capital inicial vira pó.

Mas alguns de vocês deve se perguntar: Mas o que faz um administrador de empresas?



Dentro da administração, são os administradores os profissionais que organizam, planejam, comandam e controlam o uso de recursos financeiros, físicos, tecnológicos e humanos das empresas, dentre outros, buscando através das pessoas, soluções para todo tipo de problema administrativo.
Criam métodos, planejam atividades, organizam o funcionamento de vários setores da empresa, calculam despesas e garantem a perfeita circulação de informações e orientações. Quando falamos em circulação de informações, cercamo-nos de todos os cuidados necessários para que a informação chegue até o seu destinatário, da forma mais clara e legível possível. São inúmeros os casos de transtornos causados por informações com dupla interpretação.
Estudos sobre relacionamento, perfeita adequação da mão de obra, gastos que espelhem o uso adequado da eficiência com consequente aumento de produção, são tarefas do administrador.
 A formação em administrador, faz dele o profissional que pode trabalhar em diversas áreas das empresas tais como, material, marketing, produção, organização e métodos, recursos humanos, administração e financeira, dentre outras. Sua evolução dentro das empresas, deve abranger vários áreas e etapas, podendo trabalhar como analistas, exercer chefias intermediárias, gerência, coordenação, direção superior, atuar em pesquisa e planejamento, assessoria e consultoria.
O administrador é uma espécie de coringa no mundo de negócios - profissional requisitado pela maioria das empresas, públicas ou privadas, para atuar nas mais diversas áreas.
Nenhuma grande organização funciona sem um administrador. A função é imprescindível, já que ele é responsável por criar meios para que uma empresa atinja os objetivos propostos, independentemente da área.
Assim como a administração é o todo, e a organização é uma das partes, a visão do administrador também é do todo, e não apenas das partes, mesmo que esteja relacionado especificamente a uma área. Empresas pequenas, médias ou de grande porte, nacionais ou multinacionais, constituem o mercado em potencial, onde podem trabalhar nos mais diversos setores.
Na parte de auditoria, acompanha exames periciais de toda a parte contábil das empresas, incluindo balanços, estoques e caixa. Se o ramo escolhido for comércio exterior, o administrador cuida da parte de exportação e importação da empresa, bem como suas relações com organizações internacionais. Na área de controladoria, gerencia a aplicação de orçamentos e analisa de perto o controle de custos.
O setor de recursos humanos também costuma buscar profissionais de administração para atuarem na seleção, capacitação e treinamento de pessoal. Pode exercer atividades de contratação de funcionários, coordenação de planos de cargos e salários e implantação de programas de benefícios e serviços concedidos pela empresa, por exemplo. Geralmente, as organizações preferem o administrador com especialização em RH para atuar na área.
E para quem se interessa por gerenciamento de empresas de convênio de saúde, clínicas, prontos-socorros e hospitais, trata-se de uma área que também requisita, com frequência, profissionais de administração.
Mas a verdade é que o sucesso de um administrador na vida profissional não está inteiramente relacionado àquilo que lhe foi ensinado, ao seu brilhantismo acadêmico ou ao seu interesse pessoal em praticar o que aprendeu nas escolas. Esses aspectos são importantes, porém estão condicionados a características de personalidade, ao modo pessoal de agir de cada um. O conhecimento tecnológico da Administração é importantíssimo, básico e indispensável, mas depende, sobretudo, da personalidade e do modo de agir do administrador, ou seja, de suas habilidades.



Há um tempo atrás estive lendo uma artigo, onde dizia que em um concurso para Administração, havia profissionais de todas as áreas participando do processo.  Só que resumindo o que mais me chamou atenção foi a seguinte colocação da escritora do artigo para esses candidatos. “Vocês gostariam de ser atendidos por um médico veterinário ?” A resposta claro que seria que não, que tem que ser atendida por um médico formado mesmo por está se tratando de vida. Então a resposta da escritora  foi a seguinte, então da mesma maneira é a Administração é ela que cuida da vida das empresas, então deve ser exercida por um profissional formado nisso.



A verdade é que a grande maioria das pessoas pensa que administrar algo é fácil, mas quando pega o vamos ver do processo, ver que não é fácil e acabam vendo da pior maneira o quão é difícil.



Mas agora depois disso tudo eu faço a pergunta para finalizar:


Será que a Administração é realmente a profissão de quem não sabe o que fazer?


6 comentários:

  1. Gostei, devemos nos unir para mudar esse quadro de estagnação.

    ResponderExcluir
  2. Já ouvi alguns amigos falarem da administração com um certo desprezo, até mesmo um professor de um curso de logística, o mesmo formado em economia, mais nenhum desses comentários me fizeram mudar de idéia quanto a carreira que quero seguir, quero ser um ADMINISTRADOR.

    ResponderExcluir
  3. Já ouvi alguns amigos falarem da administração com um certo desprezo, até mesmo um professor de um curso de logística, o mesmo formado em economia, mais nenhum desses comentários me fizeram mudar de idéia quanto a carreira que quero seguir, quero ser um ADMINISTRADOR.

    ResponderExcluir
  4. Um dos artigos mais lúcidos que achei até agora se tratando de blog. Parabéns! Sempre digo, que administração, como qualquer outro curso de graduação, o estudante precisa gostar do curso. Um estudante de administração precisa no mínimo simpatizar pelo mundo empresarial, porque é isso que o curso ensina: o estudo das empresas. Se um estudante de medicina precisa gostar de lidar com vidas e com a saúde das pessoas (físicas), um estudante de administração, também precisa gostar de lidar com a gestão de uma empresa e com a saúde da pessoa jurídica que é a empresa.

    E completando: Administração é para quem SABE MUITO BEM O QUE QUER! ;)

    ResponderExcluir
  5. O curso é bom o que acontece é a mentalidade dos empresários em colocar pessoas de outras áreas tirando do administrador o seu espaço de liderança, já vir até matemático sendo gestor

    ResponderExcluir