quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

E agora o que será da minha vida? (Fim do Ensino Médio)

Olá Galera.

Resolvi falar um pouco sobre este tema, que se ainda não aconteceu, vai acontecer em sua vida. O negócio é o seguinte quando você começa o 3º Ano, você fica todo animado "Ah é meu último ano graças a Deus". Mas com o decorrer do ano esse pensamento vai mudando, você começa a parar e pensar E agora o que será da Vida? O que vou fazer ano que vem? Essas são algumas das perguntas que são feitas, mas não é só isso que acontece você se pega em outra dúvida cruel que é a do vestibular, tem que tomar a decisão do curso que você quer,( tem a pressão da família em cima disso), existe aquela outra dúvida e agora faço vestibular da rede pública ou rede privada. (sempre existem aqueles alunos que não são fã de universidade pública).




                        
Universidade Pública (UNB)
 

Universidade Privada (UCB)


Isso é um momento bastante complicado (passei por isso em 2011), mas também é aquele momento que iremos assumir nossas responsabilidades e passar a tomar nossas decisões. Mas também existe aqueles alunos que não pensam em fazer faculdade, muitos querem passar um tempo só curtindo a vida, outros já querem somente arrumar um emprego fixo e muitos já começam a pensar em passar Concurso Público, esta última opção pra mim é a mais besta onde o povo começa a pensar no dinheiro e viver as custas do governo e esquece do amor pela sua profissão, agora uma pergunta o que adianta você receber muito se você não for feliz em seu ambiente de trabalho? Isso só vai gerar estresse, raiva e com certeza vai ser mais uns daqueles que esperam a sexta-feira chegar pra ir encher a cara de cachaça e esquecer os seus problemas com o álcool.




Uma outra coisa que eu acho errado também a respeito dos Concurso Públicos é que as pessoas passam tempos e tempos pagando absurdos em cursinhos até conseguir passar em um Concurso, com isso eu pego e me pergunto Por que não pega esse dinheiro e inicia um curso de nível superior? Mesmo pra quem quer fazer concurso eu vejo que cursar nível superior dá mais lucro (muitos dos assuntos vistos em sala de aula são os que caem em concurso) do que ficar fazendo cursinhos e mais cursinhos.  Aproveitando que estou falando a respeito do Concurso Público onde todo mundo faz pensando pelo dinheiro e esquece o amor pela sua profissão queria deixar essa citação de um grande jornalista.

“Vocês jovens, vão passar os melhores tempos de suas vidas no ambiente de trabalho, não o faça isso por dinheiro, isso é muito pequeno para uma potencialidade tão imensa quanto vocês tem dentro do peito.”


Agora deixando um pouco Concurso Público de lado, quero falar a respeito das expectativas das pessoas (calouros) a respeito de entrar nas universidades/faculdades , muitos vão pensando que vai ser tudo festa, não vai ser necessário estudar igual era no Ensino Médio (melhor fase da vida) e que vão farrear até cansar, mas é o contrário disso que acontece se você entrou em curso de nível superior é porque você deseja obter um maior conhecimento então na faculdade você vai meter a cara nos livros, vai ter que estudar muito, fazer trabalhos gigantes, claro que vai ter seus momentos de diversão mas só digo que você irá estudar muito porque não é nada fácil passar de semestre principalmente para aqueles que não querem nada com nada. E pensam que aquilo ali vai ser festa.




Um outro problema que ocorre nas universidades/faculdades é aquelas pessoas que não escolhem o curso que realmente são apaixonados, ou escolhem os cursos modinhas que vão dar mais dinheiro ou simplesmente não sabia que curso ia escolher e foi na mesma onda de curso de seus outros amigos.  Ah vou fazer isso depois que me formar eu começo a ganhar dinheiro, mas digo uma coisa se você não gostar do que está fazendo você irá desistir do curso no primeiro semestre, minha turma da faculdade foi prova viva disso começou o 1º Semestre com 80 alunos na turma mas quando o 1º Semestre acabou só havia uma média de 60 alunos na turma. E no 2º Semestre não foi diferente mais pessoas foram percebendo que não eram aquilo que elas realmente queriam e começaram a ver outros cursos que ela realmente queria.  Se você não conseguir aproveitar nenhuma matéria desse curso podemos dizer que esse tempo com essa escolha errada foi um atraso em sua vida. 
E não é só no Ensino Médio que o povo pensa em Concurso Publico nas faculdades muitos dos alunos só querem o certificado de nível superior para poderem realizar concursos que pagam melhor, mas também existem aqueles alunos que são apaixonados pelo curso que estão fazendo e realmente querem exercer a profissão isso é uma coisa que deixa os professores muito admirados.




Então preste bem atenção na sua decisão para que ela não possa ser um atraso em sua vida, escolha realmente o que você gosta, lute pelos seus sonhos e se for possível não queira viver as custas do governo, escolha sua profissão e vá  ser feliz fazendo o que você gosta.

2 comentários:

  1. Super curti o Blog e está nos meus favoritos.. dá uma passadinha no Inconfidencialissimo depois blz?? kk Me identifiquei com o fim do Texto, infelizmente escolhi o curso errado, cursei 2 anos de ADM e agora resolvi mudar. Não foram 2 anos jogados fora, foram dois anos trabalhando no meio executivo, enriquecendo meu curriculum e agora tenho maturidade pra exercer a profissão que sonhei. Mandou Bem Mano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu mano, vou dar uma olhadinha no seu sim, se a pessoa souber aproveitar tudo que viu nunca vai ser jogado fora o tempo, mas tem pessoas que não sabem fazer isso. Boa Sorte na sua escolha mano.

      Excluir